segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"O ALICERCE É A ALMA DO NEGÓCIO..." rs

Eis me aqui, após um tensa prova de alternativas! Sobrevivi....
 
Vamos abordar a parte de referências. Para se balizar e ter um rumo claro e objetivo dentro de um desenvolvimento seja de game ou de qualquer outro projeto, é muito bom se ter referências...
Isso mesmo, saber de onde se está saindo e até onde quer chegar é o básico, mas como se virar dentro desse percurso muitas vezes looongo é fundamental para não se perder no caminho, ou mesmo, ter que parar o projeto por falta de conhecimento.
 
Para desenvolvimento de games procuro muita coisa na internet, muita coisa meesmo! qualquer coisa que pinte dúvida recorro ao oráculo GOOGLE... ele tem a resposta para quase tudo, basta ter paciência para ler.
PACIÊNCIA... ow palavrinha difícil, posso dizer que para leitura técnica eu sou uma negação... sempre fui... detesto ficar lendo coisa séria, sem história só fórmulas, códigos, etc... gosto muito da teoria do aprendizado por tentativa e erro! isso ae, vamo que vamo, começo a fazer e no meio paro porque não tenho resposta para quase nenhum dos desafios que aparecem... (erro identificado) então eu tento, tento, tento... erro, erro, erro, e assim vai até dar alguma coisa certa e quando dá certo, na maioria das vezes não guardo o que fiz... (outro erro identificado) cai no esquecimento e com isso, certamente láááá na frente, quando me deparar com o mesmo desafio, recomeço minha saga de tentativas e erros.
Esse é o grande problema dessa teoria... podemos dizer que ela até funciona, mas não é a ideal pelo fato de na maioria das vezes se sujeitar a simplesmente levar muito mais tempo do que levaria se você se preparasse antes de botar a mão na massa...
 
Por essa razão, estou me preparando ao máximo antes de começar a desenvolver o jogo... lendo muita coisa a respeito da minha área de atuação (programação), procurando depoimentos de quem já está na área e lendo um livro sobre Design de games muito bom por sinal... ele dá uma idéia macro de como é um desenvolvimento de um jogo, vale a pena... estou nele já há tempos, não consigo terminar de ler justamente pela minha falta de paciência e também de tempo... mas assim que terminar tenho certeza que terei absorvido muitas respostas para perguntas que hão de vir...
 
O livro é esse aí embaixo...

Ainda estou na metade do livro, mas já posso indicá-lo de olhos fechados.... muito bem definido e escrito por uma pessoa que já trabalha no ramo há tempos.
Outra fonte valiosa de troca de experiências são os fóruns.... um fórum muito bom é o imasters, bem frequentado e a galera se ajuda mesmo... vale a pena, mas existem outros que também são bons.
Lição aprendida #4:

"O ALICERCE É A ALMA DO NEGÓCIO..." ; )
 
Esse ditado adaptado que utilizei como lição aprendida, serve muito para aqueles que querem sair atirando para todo lado e não fazem um planejamento antes (me incluo nesse grupo, mas prometo que será diferente daqui pra frente).
Pode-se fazer a analogia a uma construção civil, se ela não tiver com um alicerce bem estruturado, cedo ou tarde vai ao chão!!! isso é muito sério. Voltando para a área de programação, se fizermos um código sem estrutura, depois de algum tempo quando precisarmos fazer algum tipo de ajuste ou manutenção, jamais conseguiremos achar o "fio da miada" (gíria antiga hein... nooooosss), se nós que desenvolvemos não conseguiremos mais entender o software, imagine se quem for prestar a manutenção for uma terceira pessoa!? coitadinho... esquece meu filho.
Então programadores, comentem e documentem o código... mas façam essas duas coisas sem exageros, porque senão o código fica parecendo um "boné véio" (nosss essa foi mais velha ainda hein) ninguém entende o que é código e o que é comentário, dosem... tudo que é demais fica ruim.
Bom por hoje é só, meus olhos estão fechando de sono...
 
abraço a todozzzzzzzzzzzzzzz...