domingo, 25 de outubro de 2009

OUÇA A VOZ DA EXPERIËNCIA

Olá, vamos a mais um post... Hoje quero contar como foi a palestra sobre games que assisti na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) em São José dos Campos - SP e foi ministrada por um atuante na área de games voltado para publicidade, os chamados "Advertising Games".

Nessa palestra obtive muita informação básica, tais como:

1. Quantas pessoas compõe basicamente uma equipe de desenvolvimento?
2. Quanto tempo leva para se desenvolver um jogo desde o início?
3. Quanto custa um jogo pronto?
4. Que software deve ser usado para desenvolver um jogo?

Bom... vamos as respostas:

Em resposta a primeira pergunta, o palestrante deu como exemplo um jogo desenvolvido para uma novela da rede globo. O jogo se chama "surfinia" e foi desenvolvido para os jogadores competirem entre si online e construirem um ranking com seus pontos, dá pra se ver que não foi apenas mais um joguinho, deve ser sido complicado para se desenvolver e a equipe que se empenhou para o jogo saisse foi composta por 8 pessoas. Já aproveitando o gancho, a resposta para a segunda questão é: para desenvolvimento do jogo citado foi gasto aproximadamente 3 meses.

O custo para desenvolver um jogo varia muito de acordo com o foco, com o nível do game, a plataforma, enfim, em termos de valores fica em torno de 5.000 reais um jogo simples em flash até 300.000,00 um jogo para consoles...

O software mais usado hoje dentro da empresa do palestrante é o Unity3D, ele pode ser o modelador e também recebe programação e provavelmente trabalha em conjunto como o C++.

Enfim, a palestra foi muito proveitosa e muito agradável, pena que foi curta, mas valeu a pena.

Lição aprendida #6:

"Ouça a voz da experiência..."

See ya!!!